4ª Geração

QUARTA GERAÇÃO DE COMPUTADORES (1971-1980)
A quarta geração teve início em 1971, quando a Intel lançou o primeiro microprocessador o Intel 4004, muito mais potente que os circuitos SSI e MSI de até então, e só terminou em 1981 com o lançamento dos circuitos ULSI (Circuitos de Escala Ultra Grande).
O Intel 4004 surgiu da seguinte maneira: o projeto de miniaturização dos circuitos integrados buscava maneiras de colocar cada vez mais componentes em um chip. Então, a Intel iniciou pesquisas nessa área em 1969 e elas foram dar resultado em novembro de 1971, quando buscando atender ao pedido de uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial, a Intel elaborou o primeiro microprocessador comercial, o 4004, criado por Federico Faggin, Ted Hoff e Stanley Mazor. Portanto, os microprocessadores nada mais eram que circuitos integrados com milhares de componentes.
Com o uso dos microprocessadores, o preço e o tamanho dos computadores diminuiu drasticamente, passando a serem chamados de microcomputadores. O aumento da velocidade nos processadores possibilitou a execução de um número cada vez maior de tarefas ao mesmo tempo. A memória também cresceu, chegando a 64KB. Surgiram as medições por clock, que calcula o número de ciclos que podem ser realizados por segundo. Nesta geração, o número de clock dos microcomputadores chegava a até 4MHz.

TELEINFORMÁTICA
Um dos principais avanços dessa época, se não o principal, foi o surgimento da teleinformática, caracterizada pela transmissão de dados entre computadores por meio de uma rede.
Entre 1969 e 1972 foi criada a Arpanet, que originou a Internet (teleinformática) dos dias atuais. A rede entrou no ar em dezembro de 1969, inicialmente com apenas 4 nós (sediados em Stanford Research Institute, na Universidade da Califórnia, na Universidade de Santa Barbara e na Universidade de Utah, todos nos Estados Unidos). Eles eram interligados através de links de 50 kbps, criados com linhas telefônicas dedicadas, adaptadas para o uso de transmissão de dados.
No ano de 1971, ocorreu a primeira transmissão do primeiro e-mail, realizada pela Universidade da Califórnia para um computador na Stanford Research Institute com o texto “LOGIN”, mas chegou apenas parte do texto, "LO".
Ethernet, por sua vez, surgiu entre 1972 e 1973, a partir de um projeto da Xerox Palo Alto Research Center.
Em 1974, foi inventado o TCP/IP, que acabou se tornando o protocolo definitivo para uso na ARPANET e mais tarde na Internet. 


MICROCOMPUTADORES

ALTAIR 8800: O Altair 8800, lançado em 1975, foi o primeiro microcomputador e revolucionou tudo o que era conhecido como computador até aquela época. Com um tamanho que cabia facilmente em uma mesa e um formato retangular, também era muito mais rápido que os computadores anteriores. O projeto usava o processador 8080 da Intel, fato que propiciou todo esse desempenho. Com todo o sucesso do Altair, dois estudantes, Bill Gates e Paul Allen, se interessaram pela máquina, criando a sua linguagem de programação Altair Basic, fazendo com que os usuários não precisassem mais usar a linguagem de máquina. O Altair funcionava através de cartões de entradas e saída, sem interface gráfica. 



XEROX ALTO: Em 1973 foi criado o Xerox Alto, desenvolvido pelo Xerox Parc, um microcomputador que utilizava uma interface gráfica de usuário e o primeiro 'desktop' pessoal.


APPLE I E APPLE II: Steve Wozniak e Steve Jobs uniram-se, formando assim a Apple. Mesmo com todo o sucesso do Altair, Steve Jobs percebia que ainda faltava algo naquele computador: ele não era fácil de ser utilizado por pessoas comuns.   
Steve ficou conhecido por ter um lado artístico e criativo desenvolvido, portanto, em seu ver, um computador deveria representar de maneira gráfica o seu funcionamento, ao contrário de luzes que acendiam e apagavam. Por isso, o Apple I, lançado em 1976, pode ser considerado como o primeiro computador pessoal, pois acompanhava um pequeno monitor gráfico que exibia o que estava acontecendo no PC. Como o sucesso da máquina foi muito grande, em 1977 foi lançado o Apple II, que era mais desenvolvido, porém seguia a mesma 
ideia.
                                                                               

LINGUAGENS
A Quarta Geração também foi marcada pelo surgimento de diversas linguagens de programação.

C: Em 1972 surgiu a primeira versão da linguagem de programação C, criada por Dennis Ritchie nos laboratórios Bell para desenvolver o sistema operacional Unix. Em 1979 surgiu uma atualização de C, inventada por Bjarne Stroustrup no Bell Laboratories em Nova Jersey, com o objetivo de suprir a complexidade e o tamanho que os programas começaram a requisitar. Inicialmente a nova linguagem foi chamada de "C com classes" (que em 1983 teve o nome mudado para C++).

PROLOG: projetada em 1972 por ColmerauerRoussel, e Kowalski, foi a primeira linguagem de programação do seguimento lógico. O Prolog é uma linguagem declarativa, ou seja, fornece uma descrição do problema que se deseja computar, e não estipula a maneira de chegar a solução.

SMALLTALK: Criada em meados de 1970, é uma linguagem de programação onde tudo é objeto: números, classes, métodos, etc.

ML: Criada por volta de 1973 por Robin Milner, é uma linguagem funcional, baseada em Lisp

Qualquer linguagem de programação moderna conta, pelo menos, com características de uma dessas linguagens de programação: C, PROLOG, SMALLTALK E ML.

Os programas para o Xerox Alto eram escritos em outras linguagens. De início na linguagem BCPL, e depois na linguagem Mesa.

SISTEMAS OPERACIONAIS
Os primeiros sistemas operacionais foram os monousuários e monotarefa, nos quais o usuário podia executar uma única tarefa por vez. Estes sistemas se caracterizavam por permitir que os recursos da máquina (processador, memória e periféricos) ficassem reservados exclusivamente para uma tarefa. O MS-DOS e o Palm OS são exemplos de sistemas monousuário e monotarefa.
Depois surgiram os sistemas operacionais monousuários e multitarefas, criados para que o usuário pudesse executar várias tarefas (programas) ao mesmo tempo. O Microsoft Windows e o AppleMacOS são exemplos de Sistemas Operacionais multitarefa.
Por último vieram os sistemas multiusuários, que permitiam que vários usuários utilizassem simultaneamente os recursos do computador. São exemplos de sistema multiusuário o Unix, Linux e Windows NT.
O MS-DOS da Microsoft e o UNIX foram sistemas operacionais que tiveram muito sucesso, e por isso foram muito utilizados nos computadores pessoais. Porém, com o surgimento do Windows95, o MS-DOS foi jogado de lado.
Os sistemas, que até então usavam sistemas de arquivos do sistema operacional para armazenar suas informações, passaram a utilizar Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), inventados nessa mesma década.
Os programas-fontes criados para rodar em um tipo de computador podiam ser transportados e recompilados em outros.

DISQUETE
O primeiro disco magnético flexível, ou disquete, da indústria, foi apresentado pela IBM em 1971. Eram dispositivos de armazenamento com mídia removível e capacidade de armazenamento inicialmente de 180KB, depois 360KB e por fim, os disquetes de alta densidade, com 1,2MB de armazenamento. Estes discos flexíveis (floppy disks) melhoravam consideravelmente o manuseamento dos dados.
Com o tempo, as mídias dos disquetes se desgastavam, impossibilitando sua leitura, então eram usadas duas entradas para eles nos computadores, para poder copiar os dados de um disquete para o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário