terça-feira, 1 de abril de 2014

GERAÇÃO ZERO: OS PRECURSORES MECÂNICOS

A partir do século XVII, começaram a surgir novos PRECURSORES, todos elementos puramente mecânicos. Dessa forma, esse período recebeu o nome de GERAÇÃO ZERO.

CALCULADORA DE PASCAL (PASCALINE): O filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal criou uma máquina (a Pascaline) para ajudá-lo nos negócios do pai. A Pascaline foi a primeira máquina mecânica de calcular, com base em rodas e engrenagens para realizar somas e subtrações.


CALCULADORA DE LEIBNITZ: O filósofo e matemático alemão von Leibnitz introduziu o conceito de realizar multiplicações e divisões através de adições e subtrações sucessivas. Sua máquina era capaz de realizar as 4 operações básicas, mas era muito propícia a erros.


PLACA PERFURADORA: Joseph Marie Jacquard introduziu o conceito de armazenamento de informações em placas perfuradas, para controlar uma máquina de tecelagem.

                                          

ARITHMOMETHER: A primeira calculadora realmente comercializada com sucesso. Ela fazia multiplicações com o mesmo princípio da calculadora de Leibnitz e com a assistência do usuário efetuava as divisões.


MÁQUINA DIFERENCIAL DE BABBAGE: O matemático Babbage construiu um modelo para calcular tabelas de funções (logaritmos, funções trigonométricas, etc.) sem a intervenção de um operador humano, que chamou de Máquina das Diferenças. Sua única operação era a adição, mas realizava um largo número de funções úteis pela técnica de diferenças finitas.


MÁQUINA ANALÍTICA DE BABBAGE: Com o auxílio de Ada Lovelace, Babbage também criou a chamada Máquina Analítica, muito mais geral que a de Diferenças, constituída de unidade de controle de memória, aritmética, de entrada e de saída. Sua operação era comandada por um conjunto de cartões perfurados. Seu principal mérito foi definir e dar forma aos conceitos básicos de um computador: módulos de armazenamento (memória), unidade operadora (com 4 operações), entrada e saída de dados (cartões perfurados), seqüência de instruções (programa).


MÁQUINA DE HOLLERITH: Herman Hollerith, funcionário do Departamento de Recenseamento dos EUA, criou sua máquina de perfurar cartões e máquina de tabular e ordenar, que revolucionou o processamento de dados. Aumentou a velocidade de processamento dos dados do censo (tempo: 10 anos -> 3 anos), baixou custos, aumentou qualidade e quantidade da informação. A tecnologia de cartões perfurados teve vasta difusão. Ele criou uma empresa que deu origem a atual IBM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário